Resenha - Reticências

Título: Reticências
Livro Único.
Autor: Solaine Chioro
Editora: Agência Página 7
Páginas: 126
Ano: 2019
Saiba Mais: Skoob / Goodreads
Comprar: Amazon 

Sinopse: Joana (@vidaspretas) tem uma conta famosinha onde posta artes autorais com frases bacanas sobre vivências de pessoas negras. Davi (@caradaprefeitura), que trabalhava como freela de social media da prefeitura, entrou em contato com @vidaspretas e a contratou para ilustrar uma campanha para o mês da consciência negra. Os dois se aproximaram, trocaram muitas mensagens e acabaram continuando o contato mesmo depois do trabalho acabar. Quando saiu da prefeitura, Davi perguntou se ela queria adicioná-lo na sua conta pessoal, mas Joana gostou da ideia de manter o mistério, e sentiu que podia falar mais abertamente com ele sem saber quem estava do outro lado, por isso, Davi acaba criando uma conta só para falar com ela.
Há seis meses trocando mensagens, nenhum dos dois tomou a iniciativa de dizer quem realmente são na vida offline.
É quando Davi começa como temporário da empresa de marketing em que Joana trabalha e os dois se odeiam logo de cara, sem saber que são a crush virtual um do outro.

A TramaÉ uma história bem curta, mas daquelas de te deixar com um sorriso no rosto e um quentinho no coração. @vidaspretas e @caradaprefeitura se conheceram online e, mesmo depois de meses conversando, ainda não sabem suas verdadeiras identidades. Tudo o que precisam saber, na verdade, é que se dão muito bem e sempre estarão ali para se apoiar um no outro. É uma história bem fofa, e seria até simples e clichê se os protagonistas não fossem nada simples nem clichê. A representatividade do livro é muito necessária, e ver que mais autores estão surgindo no mercado para dar voz e espaço para leitores de várias formas se sentirem representados, é muito bonito e também trás um sopro de mudança, ver que tem gente disposta a não entregar mais do mesmo.

Os PersonagensQuando Davi é contratado com temporário na mesma agência de publicidade em que Joana trabalha, nenhum dos dois sabe que estão mais perto do que imaginam daquela pessoa que passam horas madrugada adentro trocando mensagens. O problema no início, é que parece que os dois não se dão muito bem por causa de um mal entendido. Eu gostei bastante dos protagonistas, e mesmo nos momentos que eles estavam sendo um pouco irritantes, era compreensível suas atitudes. Temos outros personagens, como a Piegas, que é uma amiga maravilhosa, e Ana Clara, uma megera bem típica de histórias do tipo.


Capa, Diagramação e Escrita: A capa é linda, e a ilustração foi feita exclusivamente para o livro, o que quer dizer que se encaixou perfeitamente na história. A escrita da Solaine é deliciosa e já sou apaixonada por ela. Você nunca quer largar uma história que ela escreve; os personagens são carismáticos, a trama flui de uma forma maravilhosa e ela sabe dar personalidade pra história.

Concluindo
Recomendo bastante que vocês conheçam não só Reticências, mas todas as histórias da Solaine Chioro. Tenho certeza que você também irá se apaixonar. Esse livro aqui é um amor, e é muito bom ver autores trazendo representatividade para diferentes pessoas.