
Título Original: Siren
Série: Sereia
1- Sereia
2- Encanto
3- Profundezas
Autor: Tricia RayburnSérie: Sereia
1- Sereia
2- Encanto
3- Profundezas
Editora: Verus
Páginas: 306
Ano: 2011
Saiba Mais: Skoob / Goodreads
Comprar: Amazon
Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo - do escuro, de altura, do mar -, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família de Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte.
Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido.
Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha.
Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Juistine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu reomance com Simon - e que vai mudar sua vida para sempre.
A Trama: Nas féria de verão, a família de Vanessa vai, como sempre, para a cidadezinha litorânea de Winter Harbor, onde as meninas reencontrarão amigos e passarão momentos divertidos com a família na praia. O que eles não esperavam é que a filha mais velha, Justine, morreria ao pular de um penhasco. Vanessa não entende o motivo da irmã ter feito algo tão horrível, então decide retornar sozinha para a cidade, reencontrar Caleb - namorado de Justine - e questioná-lo sobre o que realmente se passava na cabeça da irmã. Mas agora Caleb está desaparecido, e ao mesmo tempo os corpos de vários homens são encontrados na beira da praia, com apenas uma coisa que liga todos eles: seus rostos paralisados em um eterno sorriso após a morte. Sereia é um tipo de YA que faz tempo que eu não leio - daqueles sobrenaturais bem clichês que saíam muito alguns anos atrás. Num geral, eu gostei do livro, ele me manteve intrigada até o final, apesar do andamento da história ser muito lento e certas partes terem me dado preguicinha do que estava acontecendo e dos personagens. Achei interessante a mitologia de sereias que a autora inseriu aqui, mas ela não explorou muito, o que é parte do livro ter me dado preguiça, já que, apesar de todo o mistério envolvendo os corpos aparecendo na praia e tal, o que eu estava esperando mesmo do livro - as benditas sereias! - não foram tão exploradas. Com o final, provavelmente essa parte vai ser melhor desenvolvida no próximo livro, mas ainda estou pensando se vou dar continuidade ou não na trilogia.
Os Personagens: Achei Vanessa uma boa protagonista, apesar de algumas coisas estúpidas que ela faz. Ela não tem muitos mimimis e estava realmente disposta a descobrir os segredos de sua irmã e ajudar Simon a encontrar Caleb. Uma das coisas que mais me incomodou, mas que é bastante comum em livros dessa tipo, é que não importava a situação, toda vez que Simon chegava perto dela, ela ficava toda tonta e daquele jeito que conhecemos bem desse tipo de história. Falando em Simon, ele foi um personagem típico e um pouco clichê, mas pelo menos não era um babaca como em muitas histórias. Sua paixão por meteorologia poderia ter sido mais útil na história, mas também não é nada que atrapalhe. Conhecemos também outras personagens, como Paige e Zara, duas irmãs que Vanessa conhece em uma lanchonete e acabam se tornando importantes pra história também.
Capa, Diagramação e Escrita: A capa é um pouco genérica, mas conseguiram torná-la "única" com a coloração que escolheram e também colocando um detalhe prateado nos olhos da modelo (pelo menos na edição física), remetendo aos olhos prateados das sereias da história. A escrita da autora é simples e até genérica, pelo menos no livro traduzido, sem passar algo único. Mas é fluida e te mantém interessado na história até o final.

Concluindo: Como já disse antes, ainda não sei se vou continuar a ler a trilogia. O final teve um fechamento, mas deixando possibilidades para explorar mais. Contudo, esse primeiro volume já seria o suficiente, com começo, meio e fim. Se você gosta desse tipo de livro - YA sobrenatural, meio clichezão -, vale a pena dar uma conferida. É uma trilogia mais antiga, todos os livros já foram lançados e os dois primeiros volumes estão disponíveis no Kindle Unlimited.

Concluindo: Como já disse antes, ainda não sei se vou continuar a ler a trilogia. O final teve um fechamento, mas deixando possibilidades para explorar mais. Contudo, esse primeiro volume já seria o suficiente, com começo, meio e fim. Se você gosta desse tipo de livro - YA sobrenatural, meio clichezão -, vale a pena dar uma conferida. É uma trilogia mais antiga, todos os livros já foram lançados e os dois primeiros volumes estão disponíveis no Kindle Unlimited.