Terça do Top #122

8 Livros nostálgicos

Oi, gente! Hoje resolvi ser um pouco nostálgica e falar sobre livros que me trazem nostalgia, mesmo eles sendo os mais óbvios possíveis. Sabe aqueles livros que te trouxeram o amor pela leitura? Esses são os livros para mim.

Harry Potter - J. K. Rowling

Harry Potter foi o primeiro livro que realmente me trouxe o hábito da leitura (e ler livros sem parar). Meu amor por essa saga começou com os filmes, desde muito nova, até que finalmente pude ler os livros - com meus 12 anos. Eu li um atrás do outro, sem conseguir largar a história, mesmo já sabendo tudo o que aconteceria, porque, acreditem ou não, o único livro de HP que eu li sem ter visto o filme antes foi As Relíquias da Morte. Lembro até hoje como eu, aos 12 anos, me senti incrível por ter lido A Ordem da Fênix, com suas mais de 700 páginas, em apenas uma semana.


Crepúsculo - Stephanie Meyer

Se tem uma história que eu era obcecada tanto quanto com Harry Potter naquela época - até um pouquinho mais em um período -, essa era Crepúsculo. Até mais do que HP, Crepúsculo foi o responsável por me fazer ser uma leitora compulsiva, porque quando eu terminei a saga, eu queria mais livros do mesmo tipo para ler. Eu vi o filme antes, mas depois que saí do cinema não sosseguei até ter todos os livros e lê-los um atrás do outro. Por uma grande parte da minha adolescência eu era apaixonada pela saga, e apesar de hoje em dia eu não gostar mais tanto assim, ela não deixa de ser um marco na minha vida.

As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis

Depois de Harry Potter e Crepúsculo, minha jornada foi em direção à Nárnia, um livro que me encantou e me prendeu do início ao fim - também aos 12/13 anos. Na época, eu acreditava que esse volume único era apenas um livro gigantesco, quando na verdade são os 7 livros de Nárnia em um volume só. Mas eu li todos de uma vez, sem parar, algo que demorou cerca de dois meses, mas valeu muito a pena. Hoje em dia eu faria uma pausa entre um livro e outro - sabendo se tratar de mais de um, hahaha -, mas quero muito fazer essa jornada novamente em algum momento.


 House of Night - P. C. Cast e Kristin Cast

Essa é uma série que eu não cheguei a terminar, mas eu era muito viciada na época que eu a lia. Depois de Crepúsculo, eu queria mais histórias de vampiros, e Marcada caiu nas minhas mãos no momento certo. Lembro que os dois primeiros volumes foram presentes da minha mãe, na época que ela me dava livros de surpresa (essa época infelizmente já se foi, hahaha), e eu fiquei apaixonada pela mitologia dos vampiros aqui. Eu cheguei a ler 8 volumes (dos 12 xD), e é uma série que foi me cansando aos poucos, principalmente pela protagonista ser tão indecisa em relação a sua vida amorosa. Mesmo assim, é uma série que sempre vai ter um lugarzinho no meu coração.

Percy Jackson - Rick Riordan

Para uma fã de Harry Potter, em Percy Jackson eu encontrei tudo o que esperava e mais. Muitas pessoas fazem essa comparação entre as duas séries, e acredito que elas têm razão em alguns pontos, mas Percy Jackson tem seu brilho próprio (pelo menos nessa primeira série, antes do autor nos saturar com quinhentos livros na mesmo fórmula). Eu li toda a saga Percy Jackson e os Olimpianos pegando emprestados da biblioteca municipal da minha cidade, e foi uma aventura incrível cada um dos livros. Me envolvi com os personagens e com a história; sorri e chorei com eles, além de torcer muito para que tudo desse certo. Não podia faltar nessa lista.

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

O quanto eu me apaixonei por essa história - e ainda sou apaixonada! Jogos Vorazes me envolveu de uma forma absurda, e o melhor de tudo é que foi um dos poucos livros que eu realmente tinha pessoas a minha volta com quem eu podia surtar sobre a história, porque eles tinham lido também. A forma como eu soube da existência dessa história é um pouco engraçada: eu usava muito o falecido site Polyvore, e certo dia vi algumas pessoas fazendo umas colagens com imagens oficiais do filme (que ainda ia ser lançado). Fui pesquisar mais sobre, adorei a premissa, assisti o filme e fiquei viciada. Logo em seguida comprei a trilogia e devorei os três livros em menos de uma semana. E AGORA ESTOU SURTANDO NOVAMENTE PORQUE A AUTORA VAI LANÇAR UM LIVRO PREQUEL E EU MAL POSSO ESPERAR!

A Insônia do Vampiro - Ivan Jaf

Esse foi um livro que tive que ler para a escola, e foi um dos mais legais. Acho engraçado que nas escolas que eu estudei entre meu ensino fundamental e o ensino médio, as professoras de Português nunca pediram para nós lermos aqueles clássicos mais famosos por assombrar os estudantes (como Dom Casmurro, Iracema e etc.), mas sim uns livros mais desconhecidos, um pouco estranhos até. A Insônia do Vampiro foi um livro que me surpreendeu naquela época (antes de Harry Potter, quando eu lia quase nada), e eu até peguei ele emprestado na biblioteca da escola para reler.

Um Cadáver Ouve Rádio - Marcos Rey

Um livro que eu não me lembro muito da história, mas lembro que gostei muito de ler naquela época. Também foi um livro obrigatório para uma aula de Português, e eu também curti a leitura, me envolvi com o mistério e queria ler mais e mais para descobrir quem era o assassino. Talvez um dia eu tente relê-lo para lembrar de tudo o que acontece.





Esses foram então os meus livros nostálgicos, que me fazem voltar alguns anos no tempo e relembrar alguns momentos da minha vida. E quais são os livros que mais te trazem nostalgia? Deixem aqui nos comentários!

Até a próxima!