Resenha - Depois

Título: Depois
Título Original: Later
Livro Único.
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 192
Ano: 2021
Saiba Mais: Skoob / Goodreads
Comprar:
Amazon

Sinopse: Um livro que demonstra todo o talento de Stephen King, Depois é assustador e emocionante, e fala dos desafios de crescer e aprender a distinguir o certo do errado. Uma história poderosa, perturbadora e inesquecível sobre o preço de encarar o mal, não importa sob qual forma ele se esconda. James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir. Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda. É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida.

TramaA sinopse faz um bom trabalho em explicar o plot do livro e, por ser uma história curta (pros padrões do autor), qualquer coisa que eu diga a mais pode ser spoiler. Num geral, eu achei a trama divertida do início ao fim, com aquele toque meio bizarro já esperado das histórias do King, mas que sempre me mantém envolvida e curiosa até o final. Mesmo o livro já sendo curto, senti que ele se estendeu um pouco de mais envolvendo um "segundo plot" chegando no final, que não foi tão interessante assim (pra mim, pelo menos). Inclusive, acho que a história toda seria mais sinistra e arrepiante se tivesse terminado antes disso tudo (mas ainda envolvendo uma coisinha que o protagonista descobre no fim).

Os PersonagensJamie foi um bom protagonista, principalmente se considerarmos que o acompanhamos enquanto ele é criança/adolescente, e achei todas as atitudes dele bem condizentes. Apesar do livro curto, o autor faz um bom trabalho de desenvolvimento, principalmente em relação ao protagonista - e senti que conheci bem todos os personagens principais, mesmo sendo nas entrelinhas.

Capa, Diagramação e EscritaEu gosto bastante dessa capa, as ilustrações representam bem as personagens, apesar de não entregar muito da história. A diagramação está boa, e isso junto com a escrita do autor deixa a leitura bem fluida, podendo ser finalizada em um dia. A escrita do King é sempre viciante pra mim, e num livro curto (em que ele deixa seu lado prolixo de lado) dá pra notar isso muito bem, porque eu não queria parar de ler esse aqui.

Concluindo
Depois é um livro bem escrito, com uma história divertidíssima de acompanhar e personagens bem desenvolvidos (além de poder dar uns sustos nos menos acostumados a ler o horror de King). Terminei e fiquei com a sensação de ter sido um livro bom e sem nada de mais pra quem já leu outras histórias dele, mas com certeza vale a pena a leitura.