Resenha - Isso Que a Gente Chama de Amor

Título: Isso Que a Gente Chama de Amor

Título Original: I Believe in a Thing Called Love
Livro Único.
Autor: Maurene Goo
Editora: Seguinte
Páginas: 304
Ano: Edição: 2021 | Original: 2017
Saiba Mais: Skoob / Goodreads
Comprar:
 Amazon


Sinopse: Desi nunca se deu bem no amor ― até decidir transformar a própria vida em uma novela coreana.
Desi Lee acredita que tudo é possível, basta ter um plano. Foi assim, com método e disciplina, que se tornou a aluna mais brilhante do colégio e uma atleta talentosa. É apenas no amor que Desi nunca se dá bem, colecionando uma sucessão de desastres quando se trata de garotos.
Depois de protagonizar mais um desastre na frente de Luca, um jovem recém-chegado à cidade que logo atrai seu interesse, a garota passa um fim de semana assistindo a k-dramas, certa de que os finais felizes só existem nas novelas coreanas que seu pai tanto ama. É aí que ela se dá conta de que naquelas histórias também existe uma fórmula, um passo a passo que ela poderia seguir ― e conquistar Luca.
Em pouco tempo, sua vida se transforma em um enredo digno de um dorama. Mas ao contrário do que acontece na TV, isso pode não ser o suficiente para ela alcançar seu final feliz…

TramaA trama da história é bem simples: Desi é boa em tudo, menos quando a questão é namoro, então ela decide fazer uma lista com o passo a passo de como conquistar um garoto assistindo às novelas coreanas que seu pai tanto gosta. Tudo isso para conquistar um garoto que ela acabou de conhecer. Eu já li um livro da Maurene Goo antes ("The Way You Make Me Feel", ainda não publicado no Brasi) e eu gostei bastante, então estava animada para esse. Só que eu não consegui curtir a história de Desi em nenhum momento, porque tudo pareceu absurdo de mais para mim. Fiquei esperando a leitura inteira por algum que me prendesse realmente na história, mas nada nunca vinha, eu tinha era preguiça toda vez que pensava em pegar ele pra ler. A protagonista ter ficado obcecada pelo menino lá depois de conversar com ele por uns trinta minutos também não ajudou em nada, mas a coisa só foi piorando ao longo do livro.

Os PersonagensPra ser bem sincera, eu não gostei nenhum pouco de Desi. Suas justificativas para fazer o que estava fazendo não me desceram de jeito nenhum, e o motivo para ela estar fazendo aquilo muito menos. Como eu disse antes, ela ficou obcecada em conquistar o Luca depois de conversar com ele por menos de uma hora e acabou montando esse passo a passo de "como fazer isso" assistindo a novelas coreanas. Muitas das coisas que ela faz por causa dessa lista são muito problemáticas e as desculpas dela para continuar seguindo a lista mais ainda. Não consegui simpatizar com ela em nenhum momento. Luca é um menino bem sem graça, sendo sincera também, o que me fez revirar mais ainda os olhos para o esforço desnecessário que a Desi estava fazendo para conquistá-lo. Tem outros personagens importantes também ao longo da trama, como os amigos da Desi e sua "inimiga", mas vou deixar vocês conhecê-los por si mesmos caso decidam ler esse livro.

Capa, Diagramação e EscritaA capa é muito bonitinha, a ilustração muito bem feita e os elementos que a compõem combinam com a história. A diagramação também está muito boa, com um design diferente para as listas, por exemplo, e etc. A escrita da autora é boa. Como eu disse antes, eu gostei de um outro livro dela que eu li, mas achei que nesse aqui ela se perdeu ao construir a história, porque nem a escrita me fazia querer ler.

Concluindo
Acho que esse tipo de YA contemporâneo não é mais para mim, porque eu não consegui me envolver em nenhum momento com os dramas da protagonista, tudo parecia raso o tempo inteiro e sem sentido. Além de tudo, o que ela fazia na história eu achei bem problemático e preocupante ser romantizado dessa forma. Não é um livro que eu recomendo, mas como sempre digo, se você tem curiosidade, leia e tire suas próprias conclusões.