Resenha - Reiniciados

Resenha feita pela Luh!  
Título: Reiniciados
Título Original: Slated
Série: Reiniciados
1 - Reiniciados
2 - Fragmentada (Nov. 2013)
3 - Shattered (2014 US)
Autor: Teri Terry
Editora: Farol Literário
Páginas: 432
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva

Suspense do início ao fim.

Sinopse: As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?

A Trama: Algo raro aconteceu quando comecei a ler Reinciados: me vi imersa na trama desde as primeiras páginas e o livro me manteve ansiosa e interessada até o final.
Para mim a ideia pro trás do livro é genial. Os jovens criminosos mais perigosos, aqueles que seriam condenados à vida na prisão ou pena de morte, tem suas memórias completamente apagadas e são reintroduzidos na sociedade como novos indivíduos. Os Reiniciados não se lembram de nada e precisam reaprender a andar, falar e conviver com outras pessoas, além disso eles tem suas emoções monitoradas e precisam mantê-las sob controle. A trama no geral é ótima, entretanto ela tem seus defeitos.
Apesar de eu ter adorado o foco na protagonista e seus relacionamentos, isso tornou o ritmo mais lento e no final do livro temos pouquíssimas respostas e muitas perguntas, o que pode se tornar frustrante. A trama tem muito potencial, mas é difícil julgar sem saber ao certo o que está acontecendo e o leitor só tem conhecimento do que Kyla consegue descobrir, que não é muito. Acredito que o maior defeito do livro, porém, é a falta de um vilão concreto. O tempo inteiro Kyla luta contra um sistema, uma forma de governo, mas não há uma pessoa que eu possa apontar como a culpada. Além disso, algumas pessoas são 'presas' sem motivo aparente, deixando o leitor confuso.

A ProtagonistaAdorei como o livro segue a protagonista desde sua saída do hospital. No início ela é como uma criança jovem, reaprendendo a viver, e foi ótimo poder acompanhar seu amadurecimento. Kyla é um mistério, já que nem ela sabe de onde veio ou o que aconteceu antes de ser Reiniciada, porém aos poucos podemos ver sua personalidade. Em algumas noites a protagonista tem sonhos vívidos e não sabemos se são sonhos realmente ou memórias de sua antiga vida, o que intensifica o mistério.

Os Personagens Secundários: Ben foi um personagem muito interessante no início e seu romance com a protagonista tornou o livro mais divertido por algum tempo, contudo logo a relação deles foi ficando cansativa, o romance sendo fraco demais para me conquistar. Minha personagem predileta, a mãe adotiva de Kyla, por outro lado, parecia ser bem irritante no início e foi me conquistando aos pouquinhos. A mãe da protagonista é intrigante, cercada de mistérios que me deixaram muito curiosa.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é bem diferente. Eu gosto do que fizeram com o título, pois ocultou parte do rosto da modelo e olhando para a imagem não parece ter nada demais, mas ao vivo a capa tem vários pequenos detalhes que a tornam especial. A diagramação está boa e há alguns errinhos de revisão, mas nada de mais.
A escrita da Teri é envolvente, apesar de não ser muito detalhista. Minha única reclamação é que o nome da autora é muito complicado, vivo trocando o nome e sobrenome.

Concluindo: Reiniciados é uma distopia diferente, que foca no mistério e deixa o leitor ansioso por respostas. Alguns dos personagens são ótimos, outros ainda não consegui definir. No geral, recomendo o livro, me prendeu desde o início, mas já aviso que ele não é perfeito.

Classificação: