Resenha - Estudo Independente

Resenha feita pela Luh!
Título: Estudo Independente
Título Original: Independent Study
Série: Teste
1-  O Teste (2014)
2- Estudo Independente (2014)
3- A Formatura (2014)
Autor: Joelle Charbonneau
Páginas: 320
Saiba mais: Skoob
Comprar: Fnac // Extra // Amazon // Submarino

Continuo adorando a série!
Atenção: Essa resenha contém spoilers de O Teste em algumas partes. Se você ainda não leu o livro, recomendo pular as seções da Trama e Protagonista.

Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmas as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.

A Trama: Enquanto no livro anterior, Cia está entrando no Teste, agora o cenário muda completamente com o primeiro contato da garota com a Universidade. Eu adorei o livro, realmente, as similaridades com outras distopias estão bem menores, porém dessa vez alguns outros detalhes me incomodaram. Inúmeros candidatos ao Teste morreram no livro anterior, uma quantidade realmente grande, porém foi algo compreensível dentro da trama. Agora, entretanto, as pessoas continuam sendo mortas, o que não faz sentido, se formos considerar que a população já está reduzida e as pessoas selecionadas para o teste e a universidade são, aparentemente, as melhores.
Voltando à trama, a sensação de perigo iminente continua, as aulas da universidade são muito interessantes e adorei o suspense político de fundo, que me deixou intrigada e tornou o livro ainda mais envolvente. As escolhas dos personagens nem sempre são as melhores e a trama pode não ser genial, mas é divertida. O final me deixou bastante ansiosa pelo próximo livro e é uma distopia que continuo recomendando.
A Protagonista: Observei algumas críticas em outras resenhas sobre o fato de Cia ser quase perfeita, conseguindo superar qualquer obstáculo que fosse colocado em sua frente. Eu gosto de livros em que o protagonista é "melhor que a média", então adorei Cia desde o início e continuo adorando. Sua determinação é admirável e a lealdade da garota é inabalável. Admito, entretanto, que foi um pouco demais a maneira como ela parecia ter o dobro (ou até o triplo) de atribuições que outros estudantes, dormir apenas duas horas por noite e ainda assim não desmaiar de cansaço.

Os Personagens Secundários: Tomas continua sendo misterioso, estranho e muito complexo, é um personagem que simplesmente não consigo entender. Cia passa o tempo inteiro em dúvida a respeito dele, o que me O romance nesse livro foi ainda mais morno que no anterior, porém o foco do livro definitivamente não são os relacionamentos amorosos de ninguém, então isso não me incomodou muito. Gostei muito de como os personagens tinham aquela personalidade duvidosa em que ninguém é totalmente bom, manteve um clima de mistério.

Capa, Diagramação e Escrita: A edição é maravilhosa. As capas tem tudo a ver com a trama, além de chamarem a atenção. A fonte é um pouquinho menor que o normal, porém não é ruim. Os livros também tem marcadores destacáveis que eu amei!
A escrita da Joelle tem um ritmo rápido, sem descrições muito grandes, ideal para quem gosta de uma trama mais direta.

Concluindo: Apesar de eu ter gostado mais do primeiro livro, a continuação da trilogia está ótima, com vários elementos que me agradaram no livro anterior. Para quem gosta de distopias ou livros com bastante ação e suspense, recomendo!

Classificação: