Resenha - Qualquer Outro Lugar

Título: Qualquer Outro Lugar
Título Original: Ensnared
Série: O Lado Mais Sombrio
1- O Lado Mais Sombrio
1.5- A Mariposa no Espelho

2- Atrás do Espelho
3- Qualquer Outro Lugar
3.5- Sussurros do País das Maravilhas
Autor: A. G. Howard
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Ano: 2016
Saiba Mais: Skoob
Comprar: Amazon // Saraiva // Submarino

Uma finalização meio que decepcionante.

Essa resenha contém spoilers de Atrás do Espelho, exceto em "Capa, diagramação e escrita" e "Concluindo".

SinopseAlyssa está tentando entrar novamente no País das Maravilhas. Os portais para o reino se fecharam, não sem antes levarem sua mãe. Jeb e Morfeu estão presos em Qualquer Outro Lugar, reino em que intraterrenos expulsos do País das Maravilhas estão vivendo.Para resgatá-los, ela precisa recorrer à ajuda de seu pai. Juntos, eles iniciam uma missão quase impossível para tentar resgatar entes queridos, restaurar o equilíbrio dos reinos e o lugar dela como Rainha.
Alyssa precisa lutar não só com a Rainha Vermelha, um espírito malicioso que tem a intenção de refazer o País das Maravilhas à própria imagem, mas também reconstruir seu relacionamento com Jeb, o mortal que ela ama, e Morfeu, o ser fantástico que também reivindica seu coração.
E, se todos tiverem sucesso e saírem vivos, eles poderão finalmente ter o felizes para sempre.

A TramaComo a sinopse bem diz, Alyssa vai com seu pai até Qualquer Outro Lugar, onde Jeb e Morfeu (e outros intraterrenos) estão presos depois de serem expulsos do País das Maravilhas. Já tinha tanto tempo que eu havia lido Atrás do Espelho (mais de dois anos!), que eu já não estava tão empolgada assim com a série, e ainda fiquei um pouco perdida com os eventos quando comecei a ler. Meu maior problema com esse terceiro livro, é que praticamente nada acontece por pouco mais da metade dele, as únicas coisas acontecendo são os dilemas românticos de Alyssa, se ela deveria escolher Jeb ou Morfeu, e isso fica bem irritante depois de um tempo. Sei que o romance é um dos focos principais nesse tipo de história, mas com tanta coisa que deveria estar acontecendo no livro (sobre derrotar a Vermelha, sobre a guerra iminente e restaurar os portais para o País das Maravilhas), esse foco absurdo na indecisão romântica de Alyssa foi decepcionante. E sua decisão no final é mais esquisita ainda, dependendo dos ângulos que você olha.

Os PersonagensComo já disse, Alyssa passa boa parte do livro se preocupando com quem deve ficar ou não, acrescentando sua situação como Rainha do País das Maravilhas de vez enquanto para dizer que ela estava se preocupando com o reino. Eu gostei bastante dela nos dois primeiros volumes, mas aqui ela se tornou apenas "mais uma protagonista" para mim. Apesar de ainda ter suas excentricidades, Morfeu está mais "desarmado" nesse volume. Sua língua afiada, seu jeito sexy e suas manipulações continuam as mesmas, mas nos é revelado mais dos sentimentos dele. Jeb está diferente por uma porção de coisas que aconteceram a ele quando entrou em Qualquer Outro Lugar, e admito que não me encantei tanto por ele como nos outros volumes. Eu também tive alguns problemas com os homens tomando decisões por Alyssa, ou "decidindo o que ela deveria saber ou não", isso me irritou pra caramba em alguns momentos.
  
Capa, Diagramação e Escrita: A capa continua sendo das minhas coisas favoritas nessa trilogia, e essa também combina perfeitamente com a história. A diagramação é a mesma dos outros volumes, então não tem muito o que acrescentar. Continuo achando a escrita da autora bem envolvente e fluida, sua recriação do País das Maravilhas é fantástica e seu ar meio gótico me agrada muito, apesar dela ter me desapontado bastante com boa parte da criação do plot desse livro.

Concluindo: Não foi das minhas finalizações de séries/trilogias favoritas e eu tive alguns problemas com a história, mas a narrativa da autora ainda conseguiu me envolver e, num todo, foi uma leitura agradável, mesmo com suas esquisitices já esperadas. Se você tiver gostado dos dois primeiros volumes, vale a pena seguir para a finalização.

Quotes:
O primeiro duende tinha razão. Eu sou o epítome de Alice.
Uma Alice de pesadelo.

Uma Alice que enlouqueceu, que tem sede de sangue.
Quando eu encontrar a Rainha Vermelha, ela vai implorar para que eu só corte sua cabeça.

- Minha preciosa Alyssa, compartilhe a realidade comigo. Dê-me a eternidade. Juntos causaremos os mais belos estragos.