Título: Gata Branca
Título Original: White Cat
Série: Mestres da Maldição
1- Gata Branca
2- Red Glove (2011 US)
3- Black Heart (2013 US)
Autor: Holly Black
Editora: Rocco
Páginas: 360
Ano: 2012
Saiba mais: Skoob
Comprar: Submarino // Extra // Ponto Frio // Saraiva
Uma trama brilhante e um protagonista encantador.
Sinopse: Cassel vem de uma família de mestres da maldição - pessoas que têm o poder de mudar emoções, memórias e destinos com o mais leve toque das mãos. Mas fazer isso é ilegal, o que significa que todos eles são criminosos. Exceto Cassel. Ele não tem o toque mágico. É o único filho normal em uma família paranormal. O único detalhe é que ele matou sua melhor amiga. Tentando fugir de seu terrível passado, Cassel faz de tudo para ser como os outros garotos. Uma noite, porém, tudo vai por água abaixo: depois de sonhar repetidas vezes com uma estranha gata branca, um ataque de sonambulismo o põe em perigo e ele começa a achar que seus irmãos estão escondendo mais do que alguns segredos. Desconfiado de que não passa de uma pequena peça em um grande golpe, Cassel começa então a fazer uma busca em seu passado e em suas memórias, que parecem lhe fugir. Para desvendar os mistérios de sua vida, ele vai precisar armar um verdadeiro golpe de mestre.
A Trama: Os Mestres da Maldição representam cerca de 0,1% da população e são pessoas com "poderes especiais". Existem Mestres que manipulam a sorte, os sonhos e as emoções. Existem até mesmo Mestres capazes de machucar ou matar uma pessoa com um simples toque. Para evitar que isso aconteça, todos usam luvas e raramente as tiram na frente de outras pessoas. Adorei a ideia dos Mestres, o mundo criado por Black é muito semelhante ao nosso - o que torna fácil compreendê-lo -, mas, ao mesmo tempo, tem esse elemento de magia muito inovador.
Cassel, o protagonista, vem de uma família de Mestres que, por consequência de seus dons, estão frequentemente quebrando a lei. Holly vai além da trama da família de Cassel e explora o mundo dos Mestres, comentando um pouco sobre história e até a situação em outros países, mas o foco está nas famílias da máfia. Já que lançar maldições é contra a lei, só resta aos Mestres unirem-se aos criminosos mais poderosos. O núcleo da máfia conseguiu ter suspense e traições suficientes para me prender, mesmo sendo o tipo de assunto que não costuma me interessar.
Apesar de ter muito mistério e ser um pouco agoniante não saber o que aconteceu no passado de Cassel (porque o protagonista não lembra direito), o livro é muito divertido e tem diversas cenas mais leves para quebrar a tensão. Adorei o que eu estou chamando de "a grande reviravolta", porque eu realmente não esperava aquilo jamais. Nunca! Foi uma das vezes em que um livro mais me surpreendeu. Talvez as dicas estivessem lá, talvez alguém mais astuto conseguisse deduzir o que aconteceria... Mas não eu. Fui pega completamente de surpresa e adorei!
O Protagonista: Eu amei Cassel. Ele é um dos melhores protagonistas que já vi! Para começar, ele é um garoto - eu já cansei daquelas protagonistas choronas e chatinhas -, mas o melhor é que ele é muito engraçado e carismático. O 'trabalho' do protagonista é conquistar as pessoas, encantá-las com seu charme até que confiem nele, e ele conseguiu me conquistar desde o início. Sua voz era tão interessante e intensa que ele fez toda a diferença na história, tornando-a muito mais prazerosa.
Apesar de termos provas do contrário, eu nunca acreditei que Cassel fosse uma má pessoa. Também adorei a maneira como ele tentava se distanciar da família criminosa, mas não se esforçava para ser exatamente honesto. Isso tornou Cassel muito mais... humano.
Os Personagens Secundários: No geral, o protagonista chama tanto a atenção que os outros personagens parecem meio "apagados" em comparação. Gostei dos dois irmãos de Cassel, Barron e Philip, por serem fora dos padrões e bem desenvolvidos (cada um com um passado e problemas diferentes que combinavam com eles), mas a mãe deles parece ser muito carente.
Queria ter visto um pouco mais de Lila, talvez alguns flashbacks, porque ela parece ser uma personagem importante, mas tive a sensação de não conhecê-la. Além disso, o pouco que vi dela não foi nem um pouco divertido e tenho a sensação de que ela seria uma personagem irritante.
Capa, Diagramação e Escrita: A capa é interessante e combina com a trama, mas não é o que me chamou a atenção. Não gosto muito dessas capas de "suspense" e a imagem na frente é... estranha. O título, entretanto, é perfeito!
A escrita da Holly é muito honesta. Ela não é sutil, mas direta, diferente do que estou acostumada, talvez porque a personalidade de Cassel é assim. Não li nenhum dos outros trabalhos da autora, mas ouvi falar que ela evoluiu muito desde Tithe. Na minha opinião, ela ainda precisa trabalhar em sua escrita.
Concluindo: A trama consegue ser original e surpreendente, o protagonista é o melhor do livro e há reviravoltas interessantes. A única coisa que precisa melhorar um pouco são os personagens secundários, mas essa é uma série que promete!
Quotes:
As mentiras mais fáceis de contar são as que você quer que sejam verdade.
Nosso professor dizia que, se alguém viesse em nossa direção com as suas mãos nuas, deveríamos considerar aquelas mãos potencialmente tão mortais quanto facas..