Terça do Top #40

Top 10 Modas Que Eu Gostaria Que Fizessem Menos Sucesso


Hoje teremos um tema oposto ao do post anterior. São aquelas características que vejo em muitos livros e já estou cansada de ser sempre a mesma coisa. Originalidade, por favor!

Insta-love - É a gíria para "amor instantâneo". Odeio principalmente quando uma garota conhece um cara aleatório e, 30 páginas depois, já se apaixonou por ele. Sentir atração, tudo bem, mas para gostar realmente de uma pessoa você tem que conhecê-la direito!

Séries gigantescas - Geralmente elas começam com uns quatro livros. Daí se estendem para seis. E aquilo vai seguindo até que, quando você se dá conta, o autor ficou te enrolando e a série já passou dos dez livros. Mesmo uma série ótima tem que saber quando terminar, ninguém tem assunto pra escrever tantos livros com os mesmos personagens!

"Eu só quero ser normal" - Um clichê que sempre me irritou é quando o protagonista nasce com algo especial - poderes sobrenaturais, mágica, qualquer coisa - e tudo o que ele quer é ser uma pessoa normal. Muitas pessoas sonham em ser diferentes, então não seja ingrato!

Eróticos - Eu sei que o gênero sempre existiu, mas acredito que foi só no ano passado que os eróticos passaram a ser tão populares. Sinceramente, não consigo gostar de nenhuma trama que seja focada em sexo  e espero que a moda passe logo!

Esteriótipos (garota bonita e malvada, nerd inteligente e tímida, etc) - Apesar de eu apreciar um personagem previsível aqui e ali, é sempre melhor ser original.

Capas mal feitas - Designers gráficos estudam cinco anos pra criar capas bonitas e que combinem umas com as outras. As editoras pagam caro por um trabalho bem feito e os leitores pagam ainda mais para ter aquela capa em sua estante, então, por favor, vamos nos esforçar! Vejo editoras por aí que parecem usar sempre o mesmo estilo de capa, só trocando a fonte e usando uma imagem genérica de fundo. Gente, assim até eu sei fazer.

Citações do Booklist/Publisher's Weekly - Eles dizem que TODOS os livros são ótimos.

Garotas lindas que não sabem que são lindas - Se a garota tem um espelho, ela vai saber. A mulherada já sofre o suficiente tentando ficar mais bonita, não há necessidade desse joguinho.

Mudar as capas no meio da série - Minha maior frustração como leitora. Sério. Se você vai começar com um estilo, já planeje como serão as capas seguintes, nada de mudar de ideia!

Famílias problemáticas - Porque o protagonista não pode ter pais que são casados, se amam e não tem problemas?