Resenha - Bela Distração

Resenha feita pela Tay!
Título: Bela Distração
Título Original: Beautiful Oblivion
Série: Irmãos Maddox
1- Bela Distração
2- Beautiful Redemption (2015 US)
3- Beautiful Sacrifice (2015 US)
4- Sem título
Autor: Jamie McGuire
Editora: Verus
Páginas: 304
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino // Americanas // Amazon


SinopseCami Camlin é uma garota intensa e independente, dona do próprio nariz desde a época do ensino médio. Agora, cursando a faculdade e trabalhando como bartender no The Red Door, Cami não tem tempo para nada, até que uma viagem para visitar seu namorado é cancelada e, pela primeira vez em quase um ano, ela tem um fim de semana de folga. Trenton Maddox era o rei da Universidade Eastern. Os caras queriam ser como ele, as mulheres queriam domá-lo. Mas, depois de um trágico acidente virar sua vida de cabeça para baixo, ele deixa o campus para lidar com a culpa esmagadora. Um ano e meio depois, Trenton está morando com o pai e trabalhando em um estúdio de tatuagem para ajudar a pagar as contas. Justamente quando ele pensa que sua vida está voltando ao normal, nota Cami sozinha em uma mesa no Red Door. Como a irmã mais velha de três caras de pavio curto, Cami acredita que não terá problemas para manter a amizade com Trenton no nível estritamente platônico. Mas, quando um Maddox se apaixona, é para sempre — mesmo que Cami possa ser a razão para que a já fragilizada família Maddox desmorone de vez. Em Bela distração, o leitor vai mergulhar novamente nas emoções do universo de Belo desastre, além de vislumbrar mais alguns momentos do casal mais amado da literatura new adult, Travis e Abby.

A Trama: O livro começa com Cami frustrada com seu namoro com T.J., que cancelou mais uma vez o encontro dos dois (faz três meses que não se veem por causa do trabalho dele). Já que tinha tirado o fim de semana de folga, ela sai com sua amiga para se divertirem no The Red Door, onde as duas trabalham. Lá, ela se vê cara a cara com Trenton Maddox, que por algum motivo sentou na sua mesa e puxou papo com ela. E a partir daí, ele faria de tudo para se aproximar de Cami. Sabe aquele tipo de livro que deixa de coração acelerado pelos personagens e louco pra saber o que acontece, mas sabe que no fundo ele tem seus incontáveis defeitos, mas você simplesmente ignora? Esse é Bela Distração. O livro consegue te envolver e te deixar ansioso pelos próximos passos dos personagens, louco para vê-los juntos. Mas vamos aos poréns. Apesar da história ser envolvente, eu achei aquela súbita aproximação de Trenton muito rápida. Porque num dia eles nunca tinham se falado, e no outro ele estava na porta da casa dela com uma menininha, convidando-a para sair. Literalmente. E num determinado ponto do livro, Cami fica numa paranoia por causa de um "segredo" sobre T.J. e sobre ela, que nos faz imaginar muitas coisas que podem estar gerando aquilo tudo. Quando eu descobri o que era (e é só lá no final que isso acontece), admito que fiquei de boca aberta e relembrei todo momento do livro que ela fica apreensiva sobre T.J. Mas depois, pensando bem, achei todo o segredo bem idiota, porque não havia um motivo muito forte para ela ficar paranoica daquele jeito.

Os Protagonistas: Cami é uma garota independente que trabalha para pagar suas contas e ainda está na faculdade, estudando sempre que pode. Ela tem incontáveis problemas com sua família, principalmente com seu pai, um homem controlador que adoraria tomar posse de sua vida novamente. Todos os seus esforços para se manter e não precisar de nada que venha do seu pai, sem contar sua personalidade forte e seus princípios que ela defende com unhas e dentes, tornam Cami uma personagem admirável por si só. Ela é determinada e não se deixa manipular facilmente, e essas são características que me fizeram gostar muito da personagem. 
Trenton tem aquele talento típico dos Maddox: não fugir de uma briga. Ele faria de tudo para não entrar em uma, mas se entrasse, só sairia vitorioso. Ele é menos problemático que Travis, mas os irmãos têm muito em comum também, como quando se apaixonam por uma garota, ela é "a" garota. Em alguns momentos do livro ele pode parecer meio obcecado com a Cami, mas em outros ele se mostra ser bem fofo e um homem incrível (principalmente quando está com Olive), mas com um pavio bem curto.

Personagens SecundáriosEu senti raiva de T.J. muitas vezes, principalmente por ele querer monopolizar Cami, mesmo estando longe a tanto tempo e não a tratando como uma de suas prioridades. Raegan, melhor amiga de Cami com quem ela divide o apartamento, também me deixou com raiva muitas vezes, principalmente pela forma como ela tratou o namorado, Kody, depois que um antigo namorado reapareceu em sua vida. Olive é uma coisinha fofa, uma menininha de cinco anos, de quem Trenton toma conta de vez enquanto para os pais poderem trabalhar ou sair um pouco. A família de Cami esta bem desestruturada e muitos dos problemas deles caem em seus ombros, como o do irmão mais novo, Coby, que tem problemas com anabolizantes.

Capa, Diagramação e Escrita: Eu gosto da capa, ela representa uma tatuagem que Cami acaba fazendo no decorrer da trama. A diagramação é bem simples, como a de Belo Desastre mesmo. Eu gosto da escrita da Jamie, é leve e envolvente, fazendo com que você fique viciado na história e não queira largar o livro até terminar. Além disso, ela fez a história se passar no mesmo período em que o romance de Travis e Abby, então em vários momentos vemos Travis falando que está se apaixonando pela Abby, depois ele chorando por ela ter dado um pé na bunda dele e por aí vai. E, pelo o que eu li da sinopse do segundo livro, Travis e Abby continuarão aparecendo.

Concluindo: Eu gostei bastante do livro, mas sei reconhecer seus erros. Mesmo assim, eu não sei como, mas Jamie McGuire consegue me fisgar com seus personagens. É um livro intenso, em que os personagens estão a todo momento tentando ficar juntos e separados ao mesmo tempo, em que toda aquela tensão não faz apenas os personagens ficarem loucos, mas o leitor também. Mas, claro, é um livro que só quem curte New Adult vai gostar e ter esses sentimentos, porque quem não gosta desse gênero, vai achar tudo meio idiota e exagerado. Mesmo tendo seus poréns, mais um Maddox conseguiu me conquistar. E que venha a história de Thomas!

Quotes:
Eu era muito esperta. Esperta o suficiente para ter mantido distância de Trenton por tantos anos. Eu tinha visto o cara paquerar, seduzir e desaparecer desde que éramos crianças. Não havia absolutamente nenhum truque que Trenton Maddox pudesse usar para o qual eu não estivesse preparada.


(...) Ele provocava o melhor pior efeito em mim. (...)


(...) Eu estava encrencada. Numa grande e desastrosa encrenca chamada Maddox.


- Eu sou o cara, Cami. Sou o cara pra você. E sei porque você é a mulher pra mim.


(...) No instante em que Trenton sentou na minha meso do Red, eu achei que conseguiria lidar com qualquer coisa que ele inventasse, mas ele era como areia movediça. Quanto mais eu lutava, mais afundava.

Classificação: