Resenha - Primeiras Impressões

Resenha feita pela
Título: Primeiras Impressões
Livro Único.
Autora: LRDO
Editora: Kiron
Páginas: 308
Ano: 2014
Saiba mais: Skoob
Comprar: Editora Kiron // Cultura // Amazon (eBook)

Sinopse: Primeiras Impressões é uma adaptação moderna do clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen. O romance eterno de Lizzie e do Sr. Darcy é situado desta vez entre paisagens paradisíacas do Brasil e cenários surpreendentes dos Estados Unidos, em um relacionamento complexo entre uma carioca sarcástica e brilhante e um político americano de uma família conservadora.

A Trama: Falar de uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito chama atenção, não é mesmo? Inclusive já falei de uma aqui, mas essa é diferente pois se divide entre Brasil e Estados Unidos, além da mocinha Bennet (aqui Benevides) ser brasileira, assim como sua família. Em uma vinda do americano Frederick Darcy com seu amigo Charles e sua irmã Caroline Bing à cidade de Búzios, no Rio de Janeiro, eles conhecem a família Benevides, dona de pousadas na localidade e conexões se formam. Enquanto avalia se a região é apropriada para abrir uma filial de sua rede de restaurantes, Charles se apaixona por Jane, mas seu passado marcado por curtos relacionamentos deixa seus amigos preocupados se esse é só mais um amor de verão ou não. Já entre Liz e Darcy, as faíscas que rolam são de atritos entre a personalidade do político sério e da estudante descolada.

A Protagonista: Liz Benevides mora em Boston com sua irmã Jane e sua melhor amiga Charlotte enquanto cursa faculdade de literatura. Após o último período ela volta ao Brasil para ficar um tempo de férias e é aí que a história começa a rolar. A Liz tem aquela mania de julgar a primeira vista que a gente já conhece, e aqui essa mania está na sua versão mais forte. Não acho que que o Darcy deu motivos o suficiente para o ódio da Liz, e a autora poderia ter trabalhado nisso, com mais diálogos e cenas em que o Darcy a contra-atacasse.

Personagens Secundários: Frederick Darcy é bem mais "saidinho" que o original Fitzwilliam, e esconde bem pouco sua atração pela protagonista. Ele fica confuso pela sua posição social e política, já que almeja o Senado e sua família o cobra responsabilidade e isso inclui um bom casamento.
Alguns nomes de personagens permaneceram os mesmos, outros foram bem adaptados e eu curti isso. O jeito deles também é como já conhecemos, e pra quem não os conhece ainda, não vou estragar a surpresa.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é linda e é relacionada com a trama. As páginas do livro são brancas, mas como não são finas demais, isso não me incomodou em nenhum momento. Há alguns erros na diagramação, como nomes de personagens trocados, nada que atrapalhe o entendimento, mas a autora já nos informou que uma nova edição física do livro será lançada com esses erros corrigidos e o ebook já está corrigido. A autora recriou o clássico de uma forma bem interessante. Acho que algumas coisinhas aqui e ali poderiam ter sido diferentes e o livro poderia ter ficado ainda melhor, mas a Laís escreve bem, de uma forma muito fluída, e tem potencial.

Concluindo: O livro é bem legal tanto pra quem leu Orgulho e Preconceito quanto pra quem não leu. O enredo se desenvolve com facilidade e a leitura é leve. Para quem ficou interessado, os dois primeiros capítulos estão disponíveis para a leitura.

Quotes:
Um amor não correspondido deve ser uma das tragédias humanas mais cruéis. É melhor ser odiado, do que ser desprezado. Pelo menos, ódio é um sentimento, e pode, lentamente, transformar-se em outro sentimento, como o amor.

A decepção não é fruto somente da surpresa, mas também de expectativas não correspondidas. Acredito que este seja o verdadeiro problema do universo feminino: criamos os heróis, os príncipes, os deuses, e nos esquecemos de que todos os homens têm defeitos. Esta é uma regra absoluta. Então, se nossa esperança é a de que nosso pretendente seja perfeito, vamos nos decepcionar cem por cento das vezes, pois uma coisa é certa, ele nunca será.
                                  Classificação:
 
Classificação:
Classificação: