Resenha - Ícones

Resenha feita pela
Título: Ícones
Título Original: Icons
Série: Ícones
1- Ícones (2014)
2- Idols (2014 US)
Autora: Margaret Stohl
Editora: Galera Record
Páginas: 384
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino 

Sinopse: Após a Terra ter sido invadida por seres alienígenas misteriosos, Dol, a única sobrevivente de sua família, passou a morar em uma pacata cidade camponesa junto de seu melhor amigo, Ro. Apesar da relativa segurança, os amigos sempre suspeitaram que possuíam algo de especial, até que, repentinamente, são capturados pela Embaixada. Agora, juntos de Tima, outra prisioneira, e Lucas, filho da poderosa embaixadora e garoto por qual Dol nutre uma perigosa atração, todos perceberão que o encontro dos quatro não é mera coincidência: é uma conspiração.

A Trama: Quatro jovens nascidos no mesmo dia, com marcas semelhantes no pulso vão parar no mesmo lugar onde passam por testes psicológicos diariamente. Pessoas e situações misteriosas os fazem sair a procura de respostas sem saber em quem confiar. Ro, o "ícone furoris" ou furioso; Dol, o "ícone doloris" ou chorão; Lucas, o "ícone amoris" ou amante; e Tima, o "ícone timoris" ou temido, são adolescentes de 17 anos, cada um com sua história de vida, descobrindo que podem reverter a situação do mundo em que vivem, já que podem chegar a lugares que humanos comuns não podem.
A resistência deles em acreditar nos fatos é bem chata. Tudo bem que eles são muito jovens, mas eles vivem num lugar bizarro onde não dá para duvidar de nada e as coincidências e evidências sobre o acontece são inegáveis.

A Protagonista: Dol nunca teve um esclarecimento sobre quem ela realmente é ou o que isso significa, então toda as informações e acontecimentos que chegam de repente em sua vida a deixam confusa. Sua indecisão e bagunça emocional requerem bastante paciência do leitor. Paciência que eu tive até certo ponto, quando desisti de tentar gostar da protagonista e tive que aturar seu comportamento até o final do livro.

Personagens Secundários: Dol foi criada com Ro no campo e ele sempre foi seu melhor amigo. No começo do livro os dois têm uma conexão legal, mas a indefinição do real sentimento de ambos acaba ficando chata até se dar num desfecho que não me fez feliz. Lucas Amare é filho da Embaixadora que governa a região e desperta sentimentos opostos em Dol e Ro. Enquanto a garota se desmancha por ele, Ro o odeia e o despreza profundamente. Já Tima é obviamente apaixonada por Lucas e cheguei a pensar em alguns momentos que não haveria limites para o seu ciúme. Não gostei de Lucas e apesar de nenhum personagem ter me cativado, ele conseguiu ser o mais decepcionante.

Capa, Diagramação e Escrita: Essa capa... a polêmica capa que gerou revolta numa série de leitores. Para dizer a verdade não achei a capa feia. O problema é que ela segue a linha de outra série da autora, que não é relacionada a essa e essa capa gringa que fez sucesso lá fora por exemplo, tem uma pegada totalmente diferente. No fim, a capa "morna" acabou combinando com o livro também morno. A diagramação ficou bacana, mas achei a escrita da autora bem confusa e arrastada.

Concluindo: Infelizmente a trama do livro não vai muito além da sinopse. No momento não fiquei interessada na continuação.

Quotes:
-Mas por que nos escondermos se somos tão especiais? E se deveríamos estar fazendo alguma coisa? E se formos os únicos capazes de fazer alguma coisa?

 Há tanto a se fazer, penso, e ninguém para fazê-lo. Não é do jeito que eu desejaria que fosse, mas é do jeito que é. Precisamos ser fortes. Meus pais estão mortos. Nossa cidade está morrendo. Isso diz respeito a muito mais do que nós.
Classificação: