Resenha - Metamorfose

Resenha feita pela Luh!  
Título: Metamorfose?
Título Original: Changeless
Série: O Protetorado da Sombrinha
1- Alma? (2013)
2- Metamorfose?
3- Blameless (Fim de 2014)
4- Heartless (2015)
5- Timeless (2015)
Autor: Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 320
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac // Submarino

Uma ótima sequência.
Atenção: Essa resenha NÃO contém spoilers de Alma?.

Sinopse (com spoilers de Alma?): Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com Alma?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural. Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaperece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada. Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. 

A Trama: Metamorfose? começa pouco tempo após o término do livro anterior e apesar de ambos terem algumas semelhanças e certa continuidade, as tramas são quase independentes. Esse livro começa com alguns estranhos desaparecimentos de fantasmas e um fenômeno onde os seres sobrenaturais parecem tornar-se completamente humanos ao entrarem em uma determinada região. Alexia começa a investigar o ocorrido, principalmente pela aparente ligação com sua condição de preternatural, e a trama baseia-se nisso. Porém é claro que o livro é muito mais, a protagonista aventura-se em dirigíveis,  visita castelos medievais e enfrenta muitas situações arriscadas. O final é chocante e consegue, ao mesmo tempo, solucionar a trama e deixar o leitor ansioso pela continuação.
Um ponto que me agrada muito na trama é que a autora trama de temas importantes, como uma mulher que usa vestimentas "masculinas" e vampiros homossexuais.

A ProtagonistaAlexia definitivamente é uma mulher original, que não caberia em esteriótipos. Enquanto consegue nos conquistar com sua bravura, inteligência e eficiência, Alexia também sabe ser teimosa, indelicada e arrisca-se desnecessariamente. É uma personagem com altos e baixos, porém admiro-a justamente por sua complexidade.

Os Personagens Secundários: Um dos pontos fortes da trama foi que conhecemos muito mais sobre Lorde Maccon, meu personagem predileto da série. Também adorei os novos lobisomens, que receberam destaque. O único personagem que não me agradou foi a Madame Lefoux, por ser enigmática demais.

Capa, Diagramação e Escrita: Gosto mais dessa capa que da de Alma?. A modelo é bem diferente do que estamos acostumados a ver, mas gostei dela e, principalmente, das cores escolhidas para a capa. Além disso, como não notar aquele chapéu? A diagramação interna do livro segue o padrão do anterior, com uma fonte boa e um detalhe muito fofo em forma de polvo no topo de cada página.
É necessário algum tempo para se acostumar com a escrita da Gail, contudo quando isso acontece, é fácil apreciar as peculiaridades da série. A construção de cenário é ótima e não posso esquecer os diálogos, que sempre me fazem rir.

Concluindo: Considero Metamorfose? melhor que seu antecessor, apesar de ainda esperar um pouco mais da série. Steampunk definitivamente é um gênero que tem seus charmes, e Metamorfose? é um exemplo perfeito disso.

Classificação: