Resenha - Sem Tempo Para Despedidas

Resenha feita pela Maay!  
Título: Sem Tempo Para Despedidas
Título Original: No Time for Goodbye
Livro Único.
Autor: Linwood Barclay
Editora: Record
Páginas: 384
Ano: 2013
Saiba mais: Skoob
Comprar: Fnac // Submarino // Saraiva // Extra


Sinopse: Quando Cynthia acorda de ressaca numa manhã, percebe o silêncio que impera em casa. Ela logo nota que, sem qualquer explicação, todos os membros de sua família desapareceram sem vestígios. Vinte e cinco anos se passam e ela ainda sofre com o mistério. Casada e com uma filha pequena, teme que uma tragédia similar ocorra com sua nova família. Assim, Cynthia aceita participar de um programa de TV para reviver o caso, com a esperança de que isso trouxesse a verdade à tona. Mas desenterrar algumas lembranças pode ser o início de um grande pesadelo...

A Trama: O livro tem início com a noite do desaparecimento da família de Cynthia e, então, damos um salto de 25 anos no tempo. Mesmo após tantos anos e com uma família já constituída, a protagonista não consegue se desligar daquela noite. Essa é a razão que a faz aceitar participar de um programa de TV sensacionalista, na esperança de encontrar as respostas que tanto procura. 
É com a exibição do programa que as coisas começam a mudar para Cynthia, e a possibilidade de encontrar sua família se torna cada vez mais plausível.

A Protagonista: Durante toda a leitura, o meu principal problema foi com os personagens. Eles me pareceram (em sua maioria) muito superficiais, e isso fez com que eu não conseguisse me ligar a eles.
Entre todos eles, a que menos me agradou foi Cynthia. Ok, ela passou por um grande trauma, ela perdeu toda a família e vive com medo que isso volte a acontecer. Porém, se tem um tipo de pessoa para o qual eu não tenho paciência nenhuma, é aquele que não dá valor às pessoas ao seu redor e vive se fazendo de vítima. 

Personagens SecundáriosTerry, marido de Cynthia e narrador da história, me agradou um pouco mais que a protagonista. Mas ele "dá muita corda" para esse lado vítima de Cynthia. Mesmo quando tenta fazer com que a esposa viva o presente (e não o passado), ele não tem firmeza nenhuma, e acaba permitindo que ela tome as rédeas da situação. Me agradou, mas não me conquistou.
Se fosse para eu escolher um personagem favorito, seria Vince (meu lado maria bad-boy falando alto, haha). Infelizmente, porém, ele não teve muito espaço na trama. 

Capa, Diagramação e Escrita: Minha maior queixa sobre o livro está nos erros. Sinceramente, é difícil encontrar uma página sem um erro, seja gramatical, de diagramação, digitação... E isso foi uma coisa que me surpreendeu muito, pois a Record é uma editora que normalmente apresenta pouquíssimos equívocos como esses.
Enfim, fora isso, a escrita de Barclay é extraordinária e me prendeu do início ao fim. Fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu com os Bigge, e não conseguia parar de ler. 
Como já disse, o livro é narrado por Terry, o que na minha opinião foi uma ótima escolha, pois eu não teria paciência nenhuma para um livro narrado por Cynthia e suas lamentações intermináveis. 

ConcluindoSem Tempo Para Despedidas faz jus ao gênero e deixa o leitor bastante curioso para conhecer seu desfecho. O final é surpreendente e, apesar de, na minha opinião, deixar um pouco a desejar, se encaixa na história perfeitamente. 
Minha ressalva, aqui, é que após tanto tempo, as respostas foram encontradas muito facilmente, entretanto ainda acredito que o livro vale a pena. Não crie muitas expectativas e você irá se surpreender.

Quotes:
 - Cadê o bilhete? Tem que ter um. Minha mãe nunca sai sem deixar um bilhete - disse Cynthia, implorando com os olhos uma resposta.

- Terry, fique quito - disse Cynthia.
Fiquei.
- Aconteceu uma coisa. Eu sei onde eles estão - disse Cynthia, sussurrando, quase sem fôlego.

Classificação: