Resenha - O Leitor de Almas

Resenha feita pela !
Título: O Leitor de Almas
Título Original: Pacific Heights
Livro Único.
Autor: Paul Harper
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 232
Ano: 2012
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Fnac // Extra

Sinopse: Lore Cha e Elise Currin - esposas de dois poderosos e influentes empresários de San Francisco - estão tendo casos extraconjugais com o mesmo homem. As regras dos encontros são sempre as mesmas - nomes verdadeiros e detalhes pessoais ficam fora do quarto. Mas quando Vera List, a psicanalista de Lore e Elise, percebe que seus arquivos profissionais estão sendo violados e informações confidenciais, medos e fantasias das mulheres estão sendo utilizadas para manipulá-las, o que não passava de uma grande coincidência se torna um perigo fatal.

A Trama: Duas mulheres sem conexão nenhuma entre suas vidas, além de serem pacientes da psicanalista Vera List, se veem de repente acuadas pelo mesmo motivo. Um misterioso amante parece ler suas mentes e descobrir seus segredos e fantasias, das mais simples até as mais elaboradas. A Doutora Vera List começa a ficar desconfiada das semelhanças nos depoimentos de Lore e Elise e resolve procurar ajuda para investigar se esse tal amante estaria usando informações saídas de seu consultório e de suas anotações sobre seus pacientes.  É aí que o ex-investigador da polícia, Marten Fane, entra na trama. Fane, que agora faz serviços particulares de investigação, aceita se envolver nesse caso e sai à caça desse misterioso homem que certamente não entrou na vida dessas mulheres só por prazer físico.
Durante o livro, o autor vai soltando pistas sobre a motivação de Ryan Kroll, o amante, mas também divaga sobre assuntos nada a ver com a trama. A partir da página 100, aproximadamente, é que o foco parece ser direcionado objetivamente ao caso tratado no livro, como se o autor estivesse aperfeiçoando sua escrita durante a história, porém, infelizmente, o clima morno permanece do início ao fim.

O Protagonista: Marten Fane é um homem que já teve sua vida marcada por tristes acontecimentos. Perdeu seus amorosos pais aos sete anos de idade e sua esposa após 14 meses de casamento. Seu hobby é colecionar livros de fotografia, para observar as expressões das pessoas. Como o livro é narrado em maior parte pelo seu ponto de vista, conhecemos detalhes de sua vida e também da paisagem do bairro onde ele vive, enquanto o autor divaga…
Ryan Kroll seria o antagonista. Nos primeiros capítulos narrados por ele, só o que se pode observar é que ele não está disposto a abrir mão de seus relacionamentos até atingir seu desconhecido objetivo. Depois que é esclarecido o objetivo do uso de seu charme pra cima dessas mulheres, só torci para nunca topar com um Ryan na minha vida.

Personagens SecundáriosVera List se recusa a entregar toda a informação sobre suas clientes de cara, preocupada com sua reputação e com o que aconteceria com Lisa e Elise se seus segredos fossem revelados, afinal de contas, ambas mulheres já sofreram bastante na vida, e se aproximaram de Ryan Kroll pensando que ele traria o alívio que elas precisavam. É uma personagem também misteriosa, que prefere se manter reservada por insegurança, depois que perdeu seu marido, que trabalhava com ela. A colombiana Roma, é uma amiga próxima e interesse amoroso de Marten Fane, no entanto os dois não chegam a se relacionar dessa forma no livro, pois vivem com as cicatrizes do passado ainda muito fortes e permanecem unidos pela amizade e trabalho. Roma faz parte de uma das equipes que auxilia Fane nessa investigação, equipes essas, compostas por profissionais que ficam em segundo plano durante a trama.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é mais bonita pessoalmente do que parece ser pela internet.  Por ela ser fosca, o vermelho não ficou berrante. O título é em relevo, o que deu um toque bem legal. Os capítulos são curtos, mas a escrita é arrastada e sem clímax, a única cena de ação fica para as últimas páginas.

ConcluindoPassando pelo começo lento, e ignorando as divagações do autor, consegui entrar no embalo do livro. Senti falta de mais ação, de mais movimentação dos personagens durante a investigação. Embora o tema seja interessante, fiquei desapontada com o desenvolvimento da trama. Em comparação com outros livros do gênero, O Leitor de Almas deixa muito a desejar.

Quotes:
“É o espírito do nosso tempo”, disse ela. “Assistir à autodestruição das pessoas, observar vidas que vão por água abaixo, é nosso passatempo nacional. Somos viciados em segredos sujos.”

Vera List já estava pagando seu preço, e não se sentia satisfeita consigo mesma pelo que decidira fazer. A verdade é que Fane sabia desde o começo que Vera subestimaria o quanto teria que pagar por sua decisão. Quando ficam desesperadas para se livrar de um dilema, as pessoas normalmente dão mais peso à esperança que à realidade. É uma das coisas tristes e maravilhosas da natureza humana.

Classificação: