Resenha - Aura Negra

Resenha feita pela Tay!
Título: Aura Negra
Título Original: Frostbite
Série: Academia de Vampiros
1- O Beijo das Sombras (2010)
2- Aura Negra (2010)
3- Tocada Pelas Sombras (2010)

4- Promessa de Sangue (2010)
5- Laços do Espírito (2012)
6- O Último Sacrifício (2013)
Autor: Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 304
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Submarino // Fnac // Extra
Essa resenha não contém spoilers de O Beijo das Sombras.

SinopseA Escola São Vladimir está em alerta após um ataque dos sanguináreos Strigoi. Os Guardiões admirados por suas habilidades e seus grandes feitos, se preparam para entrar em ação. A escola envia seus alunos para um hotel de luxo e bem protegido, porém um imprevisto obriga Rose a deixar a segurança de seu lar e impedir que o pior aconteça. Apenas quando a vida de seus amigos está por um fio é que a heroína descobrirá força dentro de si.

A Trama: A trama foi bem mais fraca que a do livro anterior, principalmente porque não pareceu ter exatamente uma trama. No início é nos apresentado um plot - os Strigoi que estão atacando as famílias reais -, só que depois isso é deixado apenas como pano de fundo e parecia que tudo o que eu lia era Rose falando sobre homens - Dimitri, Mason, Adrian... O livro todo pareceu mais um drama adolescente por parte de Rose, o que me cansou um pouco. Mas chegando no final, os acontecimentos me surpreenderam e eu fiquei bem curiosa para continuar lendo a série.

A Protagonista: Ainda acho Rose uma ótima protagonista, mas ela me irritou algumas vezes nesse livro, principalmente por todo aquele mimimi com garotos. Isso me irritou principalmente porque ocupou cerca de 80% do livro. Mas numa outra parte ela também se mostrou forte e capaz de fazer coisas que nenhum outro aprendiz da sua idade seria capaz, provando que poderá vir a ser uma ótima guardiã.

Personagens Secundários: Todos pareciam um pouco distantes nesse livro, começando com Lissa, principalmente por passar mais tempo com o namorado. Aquela sensação de amizade forte dela com Rose que eu tive no primeiro livro não foi muito grande aqui, embora elas continuem sendo muito próximas. Dimitri não me causou muito impacto nesse livro, exceto em uma cena com a Rose que me deixou bem feliz. Mason provou ser um fofo, porém inconsequente. Ao mesmo tempo que eu gostava do personagem, ele me irritava por algumas atitudes e pensamentos estúpidos. Adrian é um novo personagem que surge nesse livro e posso dizer que ele é bem interessante. Quero muito saber mais sobre ele no próximo livro. E pra lá da metade, Rose ganha uma aliada meio inesperada, mas eu gostei. Vamos ver se essa "aliança" continuará funcionando. 

Capa, Diagramação e Escrita: A coisa mais estranha para mim nessa capa é aquele cara lá atrás. Ele está muito esquisito. A única coisa que me faz gostar dessas capas, é que elas combinam entre si, mas fora isso, acho que a série merecia capas melhores. A diagramação está bem simples e encontrei alguns erros de revisão durante o livro, como palavras que se repetiam (ex.: vamos vamos...) e a palavra "abruptamente" que sempre aparecia separada por um hífen (ab-ruptamente). Eu ainda gosto da escrita da autora. Ela é simples, mas bem fluida, e Richelle consegue dar o tom de humor certo à Rose. 

ConcluindoSinceramente, pra mim esse livro serviu mais para "encher linguiça". A autora poderia muito bem ter cortado inúmeras partes em que Rose apenas falava sobre homens ou fazer o plot dos Strigoi ter mais destaque ao longo do livro. Foi um livro legal de ler para continuar com os personagens, mas no quesito trama foi bem fraco. O final conseguiu fazer com que a trama da série num todo evoluísse, até mesmo com uma mudança em nossa protagonista. Ainda recomendo a série para quem gosta desse tipo de história, mas por enquanto esse é meu livro menos favorito.

Classificação: